Histórico

Associação Israelita Hebraica-RS é o clube resultante da fusão entre duas tradicionais entidades: Grêmio Esportivo Israelita e Círculo Social e Esportivo Israelita ocorrida no final dos anos 80.

Rivais no início, parceiros logo após e partes da mesma instituição por fim, estas 2 entidades tiveram vida própria intensa e muito brilho independentes uma da outra.

O Grêmio Esportivo Israelita, que originou a sede Grêmio. sempre foi considerado o clube mais esportivo. Talvez isto se deva ao excelente Ginásio com bom espaço de arquibancadas, a piscina aberta e às quadras de tênis. Nos últimos anos antes da fusão, com a construção de um prédio na entrada, acompanhado por vários salões, esta Instituição trilhava a passos largos um caminho em direção a valorização da parte social e cultural.

O Círculo Social e Esportivo Israelita, que originou a sede Círculo, sempre foi considerado um clube mais social e cultural, mesmo quando ainda se localizava nos altos do antigo Cinema Baltimore.. Com os seus magníficos salões e o seu belíssimo teatro era o palco perfeito para grandes festas, shows, palestras e todo o evento social de porte da comunidade Judaica.

Nos últimos anos antes da fusão, com a construção de uma cobertura na cancha de futebol de salão, criando um ginásio, esta Instituição deu passos largos em direção a valorização da parte esportiva.

Ambas estas entidades, fruto do abnegado e heróico trabalho de seus dirigentes, tinham, a seu tempo, intensa atividade social, cultural e esportiva que se encontra presente na alma e nas entranhas da Associação Israelita Hebraica-RS. Com a fusão entre estas duas Instituições nasceu a Associação Israelita hebraica-RS, que, nas suas duas sedes, herdou esta idéia de valorização da parte social, cultural e esportiva.

Até o final do ano de 2005, a Hebraica-RS vinha enfrentando o abandono e a falta de recursos. A falta de atrações e serviços de qualidade afastava os sócios e a falta de sócios afasta a possibilidade financeira de gerar boas atrações, gerando um círculo vicioso que era maléfico para a Instituição e, como resultado, maléfico para toda a comunidade Judaica de Porto Alegre pela importância do clube para a congregação comunitária.

Sendo o único clube judaico próximo à área central e com uma sede dentro do Bairro judaico de Porto Alegre e sendo um clube frequentado por todos os nichos da comunidade judaica, o seu sub-aproveitamento gerava grandes malefícios a Comunidade Judaica local.

Esta situação causou o arregimentamento de um grupo de jovens desgostosos com aquela situação do clube. Este grupo, unido no ideal de devolver a glória e a vida ao clube desde o ano de 2002, foi se fortalecendo, conquistando postos no Conselho Deliberativo até alcançar, em 19 de Dezembro de 2005 a Diretoria da Entidade.

Uma das primeiras medidas tomadas foi a criação do Comitê Executivo, com reuniões frequentes, este comitê é composto de sócios e simpatizantes sendo completamente livre e aberta a participação de todos. Algumas das figuras exponenciais da comunidade e da própria cidade de Porto Alegre tem participado deste comitê, juntamente com uma grande quantidade de jovens colegiais, universitários, mestres, doutores, profissionais das mais diferentes áreas, juntamente com os vices e presidente do clube. Dentro do comitê, todos podem se expressar e participar da área de seu interesse.

O Comitê Executivo, juntamente com a Diretoria, efetivamente decide os destinos do clube, aumentando o engajamento de todos e melhorando a qualidade das decisões diretivas.

Desde então, a Hebraica-RS tem buscado na valorização do quadro associativo e nas parcerias a solução para vencer aquele quadro.

Com isto, desde então, um grande numero de sócios se reintegrou a Hebraica. O clube conta hoje com o triplo do numero de sócios em dia, totalizando cerca de 1.800 pessoas, entre titulares, cônjuges e filhos dependentes.

Apos o sócio, verdadeiro dono do clube, as parcerias com entidades da Comunidade Judaica estão sempre em primeiro lugar. O clube tem um papel congregador importante na Comunidade Judaica que deve ser sempre aprimorado. A política de valorização destas parcerias faz com que o clube ceda gratuitamente suas dependências para eventos destas Entidades, garantindo sempre vantagens ao seu sócio.

A valorização do quadro associativo se dá através de um intenso leque de opções de atrações esportivas, sociais e culturais a disposição de seus sócios; O cartão de descontos com Empresas conveniadas para sócios da Hebraica-RS se insere nesta realidade, dando aos sócios sempre os melhores serviços, os melhores preços e o melhor tratamento.

Além disto, todas as atividades dentro do clube sempre tem o sócio como cliente especial, tendo desconto em tudo o que ocorrer dentro do clube. A vinda do sócio às nossas sedes é sempre muito bem vinda e saudada por todos.

Até os não sócios, desde que expressamente convidados dos nossos sócios, são muito bem vindos, mediante pagamento simplificado de convite especial na hora e em qualquer das nossas sedes.

Muitos investimentos tem sido feitos nos últimos anos:

– Reforma e instalação de modernos equipamentos no Teatro da Hebraica para 256 pessoas.

– Duplicação do Salão de Festas da sede Grêmio (Petrópolis). Instalação de Ar Condicionado neste Salão de Festas.

– Criação de um segundo Salão de Festas na sede Grêmio (Petrópolis). Instalação de Ar Condicionado neste Salão de Festas.

– Reforma da estrutura de concreto da Piscina Térmica de sede Circulo (Bom Fim).

– Instalação de Cafeteria anexa ao Teatro na sede Circulo (Bom Fim).

– Criação de Estacionamento na sede Grêmio (Petrópolis).

– Reforma e modernização de todos os quatro Saloes de Festas da sede Circulo (Bom Fim). Agora todos com moderno sistema de Ar Condicionado.

– Instalação de nova grama sintética e nova iluminação na quadra de Futebol 7 da sede Grêmio (Petrópolis).

– Compra de nova cabine de elevador da sede Circulo (Bom Fim).

– Construção de nova Portaria na sede Grêmio (Petrópolis).

– Instalação de cobertura em quase todas as vagas do Estacionamento da sede Circulo (Bom Fim).

– Construção de nova escada e rampa suave de acesso ligando os diferentes andares da sede Grêmio (Petrópolis).

– Construção de novo bar junto ao Futebol 7 na sede Grêmio (Petrópolis).

– Construção de novo galpão de churrasqueiras na sede Grêmio (Petrópolis).

– Reforma completa com isolamento acustico dos quatro Saloes de Festas da sede Circulo (Bom Fim).

– Construção de nova Piscina térmica infantil na sede Grêmio (Petrópolis).

– Instalação de nova iluminação nas quadras de tenis de baixo na sede Grêmio (Petrópolis).

– Construção de nova area de esportes junto ao mesanino do Salão de Festas principal da sede Circulo (Bom Fim).

– Reforma completa e total dos dois vestiários da Piscina térmica da sede Circulo (Bom Fim).

– Reconstrução da piscina infantil aberta, criando espaços para diferentes idades de crianças e Instalação de escorregador aquático nesta piscina na sede Grêmio (Petrópolis).

Muitos outros investimentos estão em estado adiantado de estudos e, em breve, gerarão grandes resultados para a nossa Hebraica-RS.

O futuro é alvissareiro para a nossa Hebraica. Com a questão financeira equacionada, grande fluxo de retorno de sócios e muitos investimentos realizados e outros tantos em andamento, a Hebraica caminha a passos largos para se tornar um dos clubes mais importantes do sul do Brasil.

A cada dia que passa, ainda melhor a Hebraica fica.